Arquitetura da rede Urbit em 6 pontos chave

A Urbit é uma plataforma que propõe uma reimaginação da internet, combinando computação, identidade e redes em um sistema único e coeso. Em vez de nos basearmos em endereços de IP ou em contas controladas por plataformas centralizadas, a Urbit propõe que cada usuário tenha sua própria identidade e servidor pessoal. Nós do Aurium Soft vamos detalhar os componentes principais da arquitetura da Urbit para você, iniciante, que está interessado em fazer parte dessa disrupção na web3.

1. Espaço de endereçamento

Na Urbit, as identidades dos usuários (e seus servidores) são representadas por IDs exclusivos associados a NFTs na rede Ethereum. Estes são divididos em:

Planetas: São identidades para usuários individuais. Existem 4 bilhões de planetas.
Estrelas: Responsáveis por distribuir atualizações de software para planetas.
Galáxias: Gerenciam as estrelas e mantêm o registro raiz da rede Urbit.
Cometas: Identidades sem proprietários, geradas a partir de uma chave pública. Estes não possuem identidades na blockchain.

A imagem abaixo ilustra muito bem a arquitetura da Urbit fazendo um zoom de galáxias até planetas:
urbit galaxies and stars

2. Sistema operacional Arvo

O coração de cada servidor Urbit é o Arvo, um sistema operacional determinístico e funcional. Ele é escrito em uma linguagem chamada Hoon e executa em cima de um ambiente virtual chamado Nock.

3. Nock

Nock é a máquina virtual subjacente na qual o Arvo é executado. É uma especificação extremamente simples, o que significa que pode ser reimplementada em diversas plataformas sem muito esforço.

4. Hoon

Hoon é a linguagem de programação usada para escrever o sistema operacional Arvo e outros softwares para Urbit. Hoon compila para Nock, tornando-se portável em qualquer lugar que Nock possa ser executado.

5. Landscape

É a interface padrão de usuário da Urbit, permitindo comunicação, organização e interação em uma plataforma coesa. Landscape pode ser visto como o “aplicativo” que os usuários interagem diretamente.

6. Ames

Ames é o protocolo de rede da Urbit, permitindo que os “barcos” (ships) se comuniquem entre si. O protocolo é projetado para ser resistente a falhas e garantir a entrega de mensagens.

Em resumo

A Urbit é uma tentativa ambiciosa de repensar a internet desde a sua fundação. Ao combinar identidade, servidor e sistema operacional em um sistema unificado, a plataforma busca devolver o controle e a propriedade da experiência online para o usuário individual. Enquanto a Urbit tem seus críticos e enfrenta desafios significativos para ganhar adoção ampla, sua arquitetura representa uma abordagem intrigante e inovadora para a computação distribuída e a identidade digital.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *