Jornada Imperial - Em busca dos trilhões

Tudo que envolve a construção de um império.

 

O Livro: Os princípios de liderança de Jack Welch

21/03/2007 · 3 Comentários

Os princípios da Liderança de Jack WelchNão via a hora de voltar a escrever e ainda por cima daquilo que mais gosto: livros. Bem como atendendo a pedidos de e-mails e comentários, uma nova resenha, após a boa repercurssão da resenha de “Os Segredos da Mente Milionária“.

Dessa vez não é um livro digamos “mainstream”, pode até ser levado em conta como um “livro resumo”. Eu poderia muito bem ter escolhido direto o “livro original”, mas preferi esse justamente por não possuir tanta visibilidade:

Coleção Desenvolvimento Profissional de Você S/A:
Os Princípios de Liderança de Jack Welch - 24 lições do maior executivo do mundo.
by Jeffrey A. Krames.

Ok. E por que escolher um resumo? Fácil! O original “Paixão por Vencer” (by Jack Welch) é um dos livros mais lidos na atualidade e reconhecidos. Eu até posso um dia escrever algo sobre ele, mas a maioria já está careca (ou cansada) de ouvir sobre ele. E citando um resumo, vemos DIRETO AO PONTO naquilo que Jack Welch quer dizer no livro dele. Pois afinal de contas, TEMPO É DINHEIRO. E através desse volume, obtemos um conhecimento excepcional de todo tipo de gestão, muito rapidamente, pois ele é muito curto (68 páginas) e repetindo, ele vai direto ao ponto.

Vamos ao que interessa!

Composto de 26 tópicos (com a intenção de explicar 24 lições), todos com títulos extraídos de frases do livro original, sendo justamente o que Welch quer ensinar em seu livro. Cada título identifica uma ação de gestão, marketing, ou o que seja relacionado a isso, contendo logo acima acima o contrário do que quer explicar.Usemos como exemplo a página 17, “Simplifique”. Em cima deste título, marcado em cinza, contém “Quanto mais complicado, melhor”. Ou seja, ele mostra justamente o que você não encontra no capítulo e o que encontra, apenas pelo título! Nesse caso segue quase o mesmo esquema do Paixão por Vencer. O capítulo 1 por exemplo: “Missão e Valores - Tanto blablablá sobre algo tão real” ou até mesmo o 2: “Franqueza - O maior pequeno truque sujo em negócios”.

Resumindo: encontrar o que quer é muito fácil, basta identificar pelo título, como veremos a seguir.

A disposição das informações não poderia ser mais sucinta. Quer saber como ser um bom chefe para seus funcionários? Ou entender melhor como você é um subordinado? Ok, procure no indíce aquilo que seja relacionado a gestão. Páginas 08 (Lidere), 21 (Lidere pela motivação) e 32 (Gerencie Menos). Três títulos, um só objetivo: liderança e gerenciamento humano.

Em cada título, encontramos um pequeno (bem pequeno) texto dando o exemplo Jack Welch (até quero citar um ponto negativo: todo texto ele inicia usando “Jack Welch adora”, “Welch isso”, “Jack aquilo”), como funcionou o “esquema Welch” na GE para o sucesso (sobre o assunto em questão).

Mas o melhor é mesmo o final de cada título: o texto e o assunto em questão resumidos em pequenos tópicos, dessa maneira, podemos ler o livro a qualquer hora, qualquer momento e qualquer tópico, exatamente o que precisamos no dia-a-dia, quando de repente surge uma dúvida ou indecisão no lado profissional. Ele se torna uma referência, uma documentação de negócios. (claro que para um entendimento claro e perfeito, leia o texto e “finalize no final e usando chave de ouro”).

Digamos que esse pequeninho livro (junto com o Segredos da Mente Milionário e alguns outros) se tornou minha bíblia. Todo dia eu dou uma folheada para reafirmar algum tópico.Quer se encantar como eu me encantei? Citarei então dois tópicos de final de capítulo. E assim você vai entender porque esse é um livro obrigatório:

Do título “Lidere”, página 08:
Crie uma visão e motive outros a realizá-la: Essa é a essência da liderança, segundo Welch. Qualquer um que consiga expressar uma visão e motivar os outros a torná-la realidade pode ser um líder”.

Do título “Divirta-se trabalhando”, página 63:
Procure um emprego que o inspire: Há uma lição que pode ser aprendida a partir da experiência de Welch no emprego que teve durante a faculdade. Procure trabalhos ou tarefas que desafiem sua mente. Você só saberá do que é capaz se tiver um trabalho que o inspire”.

Para quem se destina o livro: toda e qualquer pessoa! Sejam empresários, executivos, funcionários, estudantes e assim vai. Por quê? Pois as lições de Jack Welch nos melhoram na vida profissional e até pessoal, aprendemos a nos gerenciar de todas as formas, seja uma empresa de 1 bilhão de dólares, seja como organizar a receita de um bolo. Pelo menos eu aprendi por esse lado e creio que você também o fará, afinal, estamos todos no mesmo barco: o do crescimento!

Livro curto, resenha curta. Mas creio que deu para entender o espírito dele, não? Caso tenha algo a declarar, ou acha este texto incompleto, por favor avisar e indicar no quê eu falhei!

Mas, minha intenção é justamente divulgar esse pequeno grande livro. Afinal de contas, eu o leio todos os dias, pelo menos um capítulo, e sinto cada vez mais inspirado nas coisas da vida e claro, de como melhorar meu desempenho. E você também verá isso.

osprincipiosjackwelch-pq.jpgE quer saber outro ponto muito interessante dele? O preço! Assim como Os Segredos Da Mente Milionária, ele é um livro muito barato: apenas R$ 14,90 no Submarino!

Comente!

  Tags: Neg?cios · Livros

3 comentários até agora ↓

  • 1 pedro // 08/04/2007 às 13:28:37

    gostaria de conhecer um livro tatalmente radical sentido administratovo
    pois sou chef de cozinha quero melhorar minha visao de lideran?a ok

  • 2 jacinta santos // 20/04/2007 às 19:11:59

    como comprar estes livros em Portugal ??

  • 3 filomena Belo // 27/09/2007 às 07:22:03

    como posso fazer para adquirir os exemplar destes livros aqui em angola?
    como posso fazer para ser um associado? deste programar muito importante.
    Para ser sinceiro ja li uns dois livros deste e ja mudou alguma coisa na minha vida. e por isso quero ter este programar aqui em angola como representante dependendo de voces como a minha direc??o.

    Samuel pedro. o meu email spedro@odebrecht.com

Participe, Comente!

Submarino.com.br