Jornada Imperial - Em busca dos trilhões

Tudo que envolve a construção de um império.

 


Aprenda a Criar Jogos com meus vídeos tutoriais grátis

01/11/2013 · Sem Comentários

Confira o meu novo projeto Cria Jogo onde publico vídeos tutoriais sobre a criação e desenvolvimento de jogos. Os primeiros vídeos abordam a criação de um game sem programação usando a ferramenta gratuita Stencyl.

001-arteyoutube.png

Alguns dos vídeos em produção ou que estão previstos:

CRIAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE JOGOS

Nível básico sem programação

  • Como Criar Um Jogo Sem Programação com Stencyl
  • Como Criar Jogos Para iPhone, iPad e Android Sem Programação
  • Como Criar Jogos com Game Maker Studio
  • Como Criar Jogos com Construct 2

Nível básico com programação

  • Introdução a Programação com Lua
  • Introdução a Programação de Jogos Usando Lua e LÖVE 2D

Nível intermediário

  • Programação de Jogos para iOS e Android com Gideros Mobile
  • Programação de Jogos para iOS e Android com Corona SDK
  • Introdução a Programação com C#
  • Introdução ao Desenvolvimento de Jogos 2D e 3D com Unity

Nível avançado

  • Como Criar um Jogo de Corrida Infinita 3D tipo Temple Run com Unity
  • Como Criar um Jogo de Corrida Infinita 2D tipo Jetpack Joyride com Unity
  • Como Criar um Jogo FPS (Tiro em Primeira Pessoa) com Unity
  • Programação C++
  • Introdução a Cocos2D-X
  • Como Criar Jogos para iOS e Android com Cocos2D-X

Série Especial (duração estimada da série: 1000 horas de vídeo!)

  • Desenvolvendo um Jogo de RPG com Unity do Começo ao Fim

CRIAÇÃO DE ARTE PARA JOGOS

  • Como Criar Arte para Jogo Usando Flash
  • Como Criar Pixel Art com Gimp
  • Introdução ao Blender 3D

Comente!

  Tags: Tecnologia · Educa?

Cata Presente e Present Catcher disponíveis na AppStore!

18/12/2010 · 1 Comentário

Cata Presente e Present Catcher - jogo de iPhone, iPod Touch e iPad
Se não bastasse eu escrever sobre o Papai Noel Apressado, hoje também foi aprovado o meu jogo “Cata Presente”! O Cata Presente não é apenas um jogo de iPhone e iPod Touch, é também um jogo de iPad (aplicação Universal) e tem integração com Game Center, além de gráficos de Retina!

E já está disponível na AppStore!
AppStore Brasil: http://itunes.apple.com/br/app/cata-presente/id409818130?mt=8
AppStore USA: http://itunes.apple.com/us/app/present-catcher/id405931195?mt=8

Site oficial com screenshots e detalhes: http://karnakgames.com/natal

Comente!

  Tags: Tecnologia

Papai Noel Apressado e Santa in a Hurry disponíveis na AppStore!

18/12/2010 · Sem Comentários

Papai Noel Apressado e Santa in a Hurry, jogo de iPhone e iPod Touch
O jogo que desenvolvi para iPhone e iPod Touch, “Papai Noel Apressado” está disponível na AppStore!
AppStore Brasil: http://itunes.apple.com/br/app/papai-noel-apressado/id408216492?mt=8
AppStore USA: http://itunes.apple.com/us/app/santa-in-a-hurry/id405925775?mt=8

Site oficial com vídeo e screenshots: http://karnakgames.com/natal

Comente!

  Tags: Games

Jogo Santa in a Hurry ou Papai Noel Apressado em breve na AppStore

09/12/2010 · Sem Comentários

Desenvolvi um jogo de Natal para iPhone e iPod Touch em 8 dias: Papai Noel Apressado (AppStore brasileira) e Santa in a Hurry (demais AppStores ao redor do mundo).

Trailer:

E mais! Tweet sobre o jogo e ganhe iTunes Gift Cards! Detalhes no site oficial.

Para sceenshots e mais detalhes sobre o jogo, confira os sites oficiais:
Em inglês: http://karnakgames.com/christmas
Em português: http://karnakgames.com/natal

Siga-me @KarnakGames e www.karnakgames.com para novidades!

Comente!

  Tags: Games

Enfim, o próximo passo!

23/08/2010 · 2 Comentários

Por que esse blog anda tão quieto?
Porque estou cumprindo aquilo que escrevo tanto: partir para a ação!

Consegui me desprender do desenvolvimento web e agora, sou desenvolvedor independente de jogos e aplicações para iPod Touch, iPhone e a sensação, iPad!

Você poderá me acompanhar pelos sites:
Karnak Games - www.karnakgames.com
Meu “estúdio” de desenvolvimento de jogos para iPhone e iPad. O primeiro jogo será anunciado em breve!

iAlfred - www.ialfred.com
Meu canto virtual: links para meus perfis em redes sociais, além de ser a forma mais fácil de acompanhar meu trabalho e me contatar.

Comente!

  Tags: Cotidiano

Interrupção é a inimiga da produtividade. Produzir não combina com comunicação.

24/04/2010 · 4 Comentários

Produtividade X InterrupçãoSe você está constantemente ficando tarde no trabalho e trabalhando nos fins de semana, não é porque você tem bastante trabalho a fazer. É porque você não está fazendo o bastante no trabalho. E a razão? Interrupções.

Pense sobre isso: Quando você mais produz? Se você é como a maioria das pessoas, é de madrugada ou bem cedo. Não é coincidência que são nesses horários que não tem ninguém ao seu redor.

Às 14 horas, as pessoas estão normalmente numa reunião, respondendo e-mails ou conversando com os colegas. Essas conversinhas e pequenas interrupções podem a princípio parecer inofensivas, mas elas são atualmente corrosivas à produtividade. Interrupção não é colaboração, é simplesmente, interrupção. E quando você está sendo interrompido, você não está terminando o trabalho.

Interrupções quebram o seu dia de trabalho em uma série de momentos de trabalho. Quarenta e cinco minutos então você tem uma ligação. Quinze minutos e é hora do almoço. Uma hora depois, você tem uma reunião. Antes que você perceba, são cinco da tarde e você só teve umas poucas horas (ou nenhuma) não interrompidas para poder produzir. Você não pode completar e fazer coisas completas e úteis se você está num constante começa, para, começa, para.

Seu tempo, sozinho!Zona de Isolamento

Você deveria entrar numa zona em que você fique sozinho. Horas seguidas, sem “quebradeiras”, são as que permitem que você realmente cumpra algo e quando você mais é produtivo. Quando você não precisa alternar entre várias tarefas, você consegue completar e terminar muitas tarefas. Já notou quanto trabalho você consegue fazer num avião, já que você está offline e não há distrações externas?

Entrar na “zona de isolamento” toma tempo e exige evitar interrupções. É como o sono REM (veja o artigo sobre sono polifásico): você não entra diretamente numa fase REM. Você vai dormir e prepara seu caminho para entrar no sono profundo. Qualquer interrupção lhe força a recomeçar o sono e assim, você fica quebrado no outro dia.

Porém, o seu momento sozinho não precisa ser nas horas extravagantes. Você pode criar uma regra no trabalho em que metade do dia é dedicado às pessoas ficarem sozinhas e isoladas. Configure um horário de 10 da manhã às 2 da tarde, onde as pessoas não podem falar umas com as outras (exceto durante o almoço).

Ou faça com que a primeira ou a última metade do dia seja a sua hora de ficar sozinho. Ou ao invés de sextas-feiras casuais, tente quintas-feiras mudas. Só garanta que esse período não seja quebrado, de modo a evitar cortar a produtividade com as temidas interrupções.

E mantenha essa ideia firme! Ficar isolado de modo bem sucedido significa cortar o vicio da comunicação. Durante o momento de isolação, esqueça que existe MSN, telefone, celular, e-mail e reuniões. Simplesmente cale a boca e termine o que você tem a fazer. Você se surpreenderá o quanto que você poderá fazer.

Ao mesmo tempo, se você realmente precisar compartilhar, tente usar ferramentas passivas de comunicação, como e-mail, que não exigem uma resposta imediata, no lugar de telefone e encontros presenciais (eu por exemplo, sou inimigo número um de telefone, por ser extremamente invasivo). Assim, as pessoas poderão responder quando for conveniente a elas, em vez de ter que largar tudo que estão fazendo no exato momento que você está tentando se comunicar.

Seu dia está ameaçado com interrupções. É sua responsabilidade lutar contra esse mal!

ReworkEnsaio do livro REWORK (2010, p. 104, Interruption is the enemy of productivity), do pessoal da 37signals: Jason Fried e David Heinemeier Hansson (também criador da Ruby on Rails).

Outros artigos sobre Produtividade

Comente!

  Tags: Livros · To Do · Desenvolvimento Pessoal · Rework

Sonhar é viver. Trabalhe pelos seus sonhos. Viva os seus sonhos!

20/04/2010 · 2 Comentários

Se você não está trabalhando agora mesmo na sua melhor idéia ou em favor dos seus sonhos, então você está fazendo tudo errado.

Viva o Sonho

Nessa correria de sempre querer mais e o melhor, de proporcionar o melhor para mim e minha esposa, de ver o mundo caótico e deteriorante que vivemos, noto cada vez mais a importância de SONHAR. É necessário ter algo em que se apoiar, em que se sustentar, algo a que devemos BUSCAR e BATALHAR.

Acordar todos os dias cedo, trabalhar, almoçar, trabalhar, jantar, dormir, sair no fim de semana com a família, e assim sucessivamente. Para muitas pessoas isso já basta. Mas, até nisso tem um fundamento, mesmo que abstrato: felicidade. Mas, para onde isso leva? O mesmo ciclo por 10, 20, 50 anos?

Viver a Viagem, o SonhoQue tal sonhar algo e viver isso todos os dias?

Não tenho tempo/recursos/apoio/etc suficientes.

Você está ERRADO. Não é viver e batalhar pelo sonho quando você tiver mais tempo, quando você tiver mais dinheiro, quando você estiver num lugar mais agradável, quando você tiver uma casa maior ou um computador melhor. Essa hora nunca vai chegar, porque você sempre vai querer o melhor ou o maior ou mais dinheiro, sempre vai achar que não há tempo suficiente pois você precisa trazer o pão a mesa e sempre vai achar que nunca é o suficiente para ir atrás dos seus sonhos. Se você está no local que você não queria estar ou numa situação desfavorável, adote isso como motivo para você lutar pelo sonho ou pelo que você pode fazer de melhor, para sair de tais situações.

A hora é agora.

Sim, agora, nesse exato segundo. Comece a mudar seu comportamento, atos e pensamentos baseados em seus sonhos. Você verá como as coisas se tornarão mais agradáveis e mais claras. Tudo se tornará mais excitante.

Faça dos seus sonhos a sua razão de viver e parte do seu dia-a-dia. Isso irá se espalhar para as pessoas ao seu redor e elas também o apoiarão e até participarão. E tudo se tornará maior ainda.

A vida é tão frágil e ao mesmo tempo, tão curta. Eu te pergunto, agora mesmo, o que você está esperando? Por que você não está sendo tudo que você pode ser, agora mesmo? Somos apenas formiguinhas numa imensidão de tamanho geométrico e exponencial. O tempo é AGORA.

Lembre-se, mais uma vez: Se você não está trabalhando agora mesmo na sua melhor idéia ou em favor dos seus sonhos, então você está fazendo tudo errado.

Comente!

  Tags: Reflex?es · Cotidiano · Desenvolvimento Pessoal

Como criar um Pitching bem sucedido. Mapa mental completo.

19/04/2010 · 1 Comentário

Você tem uma idéia e quer convencer os outros a investirem nela? Ou pelo menos, quer ser ouvido por quem realmente importa?

Saiba como criar um pitching bem sucedido, em todos os detalhes. Conforme prometido no artigo anterior (O que é Pitching? Convença os outros sobre suas idéias.), segue o mapa mental com o passo-a-passo completo e detalhado sobre todo o processo de criação e aprofundamento de um Pitching. Você não precisará nada além disso, eu garanto, pois tais conceitos e idéias não foram criados por mim, mas sim, pelo pessoal do Venture Hacks, um dos blogs mais famosos e influentes sobre startups, pitching e angel investidores. Apenas juntei toda a informação relevante do blog e traduzi em forma de mapa mental.

Mapa mental

Pitching Mapa Mental

Downloads

  1. Passo-a-Passo do Pitching. Como criar um Pitching excepcional - Mapa Mental (Imagem)
  2. Exemplos de Elevator Pitch - texto complementar (PDF)

Referências

Comente!

  Tags: Neg?cios · Mind-Map · Startups · Pitching · Freebies

O que é Pitching? Convença os outros sobre suas ideias.

18/04/2010 · 2 Comentários

O que é Pitching?

recruitment-poster.jpgTer uma boa ideia é dificil, mas convencer os outros a usarem ou aprovarem tal ideia é mais dificil ainda. O ato de convencer os outros a fazerem algo com sua ideia é chamado de Pitching, principalmente em termos de um novo negócio / site / startup, ou melhor, adquirir investidores e financiadores para sua nova ideia-que-será-o-próximo-Google. Mas, não para por aí, você pode usar técnicas de Pitching para qualquer situação: convencer um editor a publicar o seu livro, entrevistas de emprego, um artigo, etc.

Pitching pode ser definido como: um jeito efetivo e rápido de convencer as pessoas de que sua ideia é sensacional.

“Investidores não investem em negócios. Eles investem em histórias sobre negócios”

Um pitching é eficiente se você conseguir criar um elevator pitch: imagine que você encontrou um investidor famoso no elevador. Durante o tempo que o elevador vai levar para chegar ao destino, você deve convencer essa pessoa - você é um desconhecido para ele - em favor dessa ideia, e assim, poderão efetuar contatos futuros. Para isso, obviamente, você deve ter um pitching com o poder de convencimento em 30 segundos - contar uma história fantástica em uma frase.

Assim, você abre as portas. E você terá que contar uma história em um parágrafo. Se você mais uma vez conseguir manter a conexão, ainda não se sinta vencedor. Agora, você deverá contar uma história em 20 minutos. Se tudo correr bem, parabéns, o seu pitching foi bem sucedido e sua idéia foi alavancada e aceita.

O processo de pitching pode ser então dividido em:

  1. Elevator pitch
  2. Uma idéia conceitual: Forma SIMPLES e MEMORÁVEL das pessoas falarem sobre o seu produto/serviço
  3. Deck: 10 slides com aprofundamento sobre o que você tem a oferecer

Pitching em detalhes

Pitching Mapa MentalComo criar um pitching? Ou melhor ainda, como criar um pitching bem sucedido? Os detalhes, em um mapa mental completo, no próximo artigo. Acompanhe!

Referências

Comente!

  Tags: Neg?cios · Startups · Pitching

Faça você mesmo primeiro. Contratação em segundo plano.

17/04/2010 · 1 Comentário

Do It YourselfNunca contrate alguém para um emprego ou função antes que você tenha ao menos tentado executar tal trabalho. Assim, você entenderá a natureza do trabalho. Você saberá como é um trabalho bem feito. Você saberá escrever um anúncio de emprego realista e que questões perguntar numa entrevista. Você saberá se deverá contratar alguém full time ou temporariamente, terceirizar ou se você mesmo deverá continuar fazendo (essa última, se possível).

Você será um gerente muito melhor, porque você estará supervisionando pessoas que fazem um trabalho que você já fez, e saberá quando criticar e quando ajudar.

Veja o caso da 37signals, eles não contrataram um administrador de sistemas até que um deles tenha gasto um verão todo configurando alguns servidores por conta. Pelos primeiros três anos, um deles cuidou de todo o atendimento ao consumidor. Então, contrataram uma pessoa para a função. Cuidaram de tudo enquanto podiam. Assim, sabiam o que estavam precisando e puderam contratar com segurança.

Às vezes você se sentirá perdido, às vezes você sentirá que tudo que você faz está errado ou uma droga. Tudo bem. Será a hora que você poderá contratar ou terceirizar alguém para a tarefa, ou a sua hora de aprender melhor sobre o assunto. Tente aprender primeiro. O que você faz mal na primeira vez pode ser refeita e repaga muitas vezes com conhecimento adquirido.

Some o fato que você quer estar intimamente envolvido em todos os aspectos do seu negócio. De outra maneira você estaria jogando tudo para os ares, colocando o seu destino nas mãos de outros. E isso é perigoso.

ReworkEnsaio do livro REWORK (2010, p. 201, traduzido por Alfred Reinold Baudisch), do pessoal da 37signals: Jason Fried e David Heinemeier Hansson (também criador da Ruby on Rails).

Comente!

  Tags: Neg?cios · Livros · Rework

Submarino.com.br